fundo

Postado em 28 de Janeiro de 2016 às 09h34

Nova feira lançada pela ACIC e CEC diversificará matriz econômica da região

Cerca de 200 pessoas, entre lideranças empresariais, políticas e acadêmicas, convidados e profissionais da imprensa, participaram do lançamento da nova feira especializada de Chapecó – a MERCOFLORA 2016, que na cantina do Cesec. O evento estimulará a diversificação da matriz econômica do município de Chapecó e da região oeste e é uma iniciativa da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) em parceria com o Conselho das Entidades Empresariais (CEC).
A MERCOFLORA reunirá todos os elementos do mundo vegetal e atuará em quatro áreas básicas: silvicultura, fruticultura, floricultura e olericultura. A primeira edição ocorrerá em Chapecó (SC) no período de 14 a 17 de julho de 2016, nos pavilhões do Parque de Exposições Tancredo de Almeida Neves (EFAPI).
O presidente da Feira, o empresário João Carlos Scopel, observou que os objetivos do evento são estimular o arranjo produtivo local e regional, para o desenvolvimento sustentável dos setores da floricultura, fruticultura, olericultura e silvicultura; disponibilizar espaços aos produtores e expositores demonstrarem as técnicas utilizadas de manejo e produção e de máquinas, equipamentos e ferramentas utilizadas; disseminar o conhecimento de informações, de pesquisas e de tecnologias existentes, realizar seminários, workshop e oficinas temáticas, exteriorizando o conhecimento aos expositores da feira, visitantes, acadêmicos e o público em geral.
Além disso, pretende proporcionar ao público visitante a viabilidade de novas oportunidades de empreendedorismo tanto na produção, logística e comercialização; prospectar novas oportunidades de negócios; e motivar a permanência das famílias no campo, tornando-os empreendedores rurais de atividades lucrativas ambientalmente corretas, aplicando tecnologias e desenvolvimento sustentável em suas atividades do dia a dia.
Scopel informou que a expectativa é reunir 120 expositores do setor produtivo (Agricultores familiares, produtores de: Flores, Frutas, Florestais, Hortaliças, Mudas, Plantas Medicinais e Fitoterápicas) e do setor industrial e comercial (indústria e comércio de máquinas, equipamentos, ferramentas agrícolas, embalagens, plástico, sementes, adubos orgânicos, irrigação, fertilizantes e insumos diversos, atacadista, distribuidores e transportes).
São esperados cerca de 10 mil visitantes/compradores entre produtores rurais, agricultores familiares, produtores de: flores, frutas, florestais, silvicultores, mudas, e cultivares. Potenciais empreendedores: empreendedores individuais, micro empresários proprietários de estabelecimentos do comércio, atacadistas, varejistas, supermercadistas, cooperativas, associações de agricultores, prestadores de serviços. Além de universitários, técnicos agrícolas, agrônomos, professores, pesquisadores e público em geral.
A MERCOFLORA conta com ações de responsabilidade social, destacando-se: acesso gratuito aos visitantes durante toda a realização da feira e participação nos eventos paralelos, seminários, workshops; e coleta seletiva: projeto de coleta seletiva e separação de material reciclável que será destinado às entidades associativas existentes no município de Chapecó.
Durante o lançamento, manifestaram-se o presidente da Facisc, Ernesto João Reck, o presidente da ACIC, Bento Zanoni, o secretário de desenvolvimento regional, Américo do Nascimento Junior, e o prefeito de Chapecó, José Claudio Caramori. Todos eles, enalteceram o perfil empreendedor do povo oestino, a potencialidade de Chapecó e região para grandes e bem sucedidos eventos, e veem na MERCOFLORA uma real possibilidade de diversificar a matriz econômica do município e estimular o desenvolvimento do campo.
O diretor de comunicação da MERCOFLORA, Marcos Antonio Bedin, expôs o plano de comunicação que estará ancorado em duas linhas de ação: a divulgação jornalística e a divulgação publicitária. O objetivo é criar uma convergência comunicacional para conquistar os três públicos essenciais de uma feira: os expositores, os visitantes e os patrocinadores. O site www.mercoflora.com.br já está no ar e pode ser acessado pelos interessados na feira. A comercialização da feira será feita pela empresa Zoom Feiras e Eventos. O contato pode ser feito pelo telefone (49) 3361 9200 ou pelo e-mail atendimento@zoomfeiras.com.br.
O coquetel de lançamento foi oferecido pelo Hotel Lang Palace e Vinícola Breancini.
A MERCOFLORA já conta com apoio da Prefeitura Municipal de Chapecó, Governo do Estado de Santa Catarina, Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca, Secretarias de Estado de Desenvolvimento Regionais, EPAGRI - Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR SC, SEBRAE – Nacional e de Santa Catarina; FACISC, FIESC; Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento – MAPA; Ministério do Desenvolvimento Agrário; Universidade Federal da Fronteira Sul- UFFS; Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC; Universidade Comunitária da Região de Chapecó – UNOCHAPECÓ; e Universidade do Oeste de Santa Catarina – UNOESC

Veja também

Mercoflora24/06/15 Com forte tradição em feiras, Chapecó lança mais uma. Trata-se da Mercoflora, que vai oferecer produtos e soluções a quatro segmentos: silvicultura, fruticultura, floricultura e horticultura. A iniciativa é da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (Acic) e a primeira edição será de 14 a 16 de julho do ano que......
MERCOFLORA 2016 já tem programação científica definida28/01/16 Com oito meses de antecedência está definida a programação científica da nova feira especializada de Chapecó – a MERCOFLORA 2016 – iniciativa da Associação Comercial e Industrial de......
ACIC apresenta Mercoflora 2016 a prefeitos da região da SDR16/09/15 O presidente da Mercoflora 2016 João Carlos Scopel, acompanhado pelo empresário Antonio Rebelatto e pela coordenadora de eventos da Associação Comercial e Industrial de Chapecó, Crisley Schwabe Klickow, apresentou o projeto......

Voltar para Imprensa

Inscreva-se aqui