fundo

Postado em 12 de Fevereiro de 2016 às 14h59

Nanotecnologia em debate na Mercoflora

O debate sobre nanotecnologia e as vantagens de sua aplicação em produtos naturais marcará a abertura da programação científica da MERCOFLORA 2016. A nova expo-feira é uma iniciativa da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) em parceria com o Conselho das Entidades Empresariais (CEC) e está programada para os dias 14, 15 e 16 de julho de 2016, no parque da Efapi, em Chapecó. A MERCOFLORA reunirá todos os elementos do mundo vegetal e atuará em quatro áreas básicas: silvicultura, fruticultura, floricultura e olericultura. A expectativa é reunir 120 expositores e atrair cerca de 10 mil visitantes e compradores.
O painel sobre nanotecnologia acontece no dia 14, das 10h às 11h, e será ministrado pela pesquisadora Jocelane Zoldan e pela engenheira agrônoma doutora Márcia Vizzotto. Jocelane é graduada em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela UFSC e realizou um intercâmbio acadêmico na Universitat de Barcelona durante um ano. Atualmente trabalha na empresa de tecnologia em encapsulamentos Nanovetores, na área de pesquisa e desenvolvimento, com ênfase na aplicação da nanotecnologia. Márcia possui graduação em Agronomia pela UFSM, mestrado em Agronomia pela UFPel e doutorado em Horticulture Science pela Texas A&M University. Atualmente é pesquisadora da Embrapa Clima Temperado atuando com fitoquímicos, antioxidantes, prevenção de doenças crônicas não-transmissíveis, frutas e hortaliças.
Nanotecnologia é a ciência que projeta e desenvolve produtos e processos tecnológicos de partículas minúsculas, usando como escala o nanômetro (uma unidade de medida assim como o quilômetro, o metro e o centímetro). Essa é a escala de dimensões de um átomo e com o uso de técnicas e ferramentas específicas, o profissional é capaz de organizar átomos e moléculas para criar um novo material ou novo processo.
POTENCIAL
O coordenador geral João Carlos Scopel acredita que a Mercoflora 2016 tem potencial para diversificar a matriz econômica de Chapecó. O presidente da ACIC, Josias Mascarello, realça que as feiras técnicas cumprirão importante papel de fomento econômico neste ano, em Chapecó.
As atividades da feira iniciaram em abril de 2015 envolvendo um grupo de 50 profissionais e lideranças setoriais de Chapecó pertencentes às entidades empresariais e às instituições universitárias Unochapecó, Unoesc, Udesc e UFFS. Várias instituições já manifestaram apoio, especialmente Facisc, prefeitura municipal de Chapecó, Sebrae, Epagri, Secretaria de Agricultura, etc. A estruturação da Mercoflora tem o apoio das empresas BR SIS, Elo Ideias, Agência TIG, Lang Palace Hotel (hotel oficial), Sul Eventos (montadora oficial) e Zoom Feiras e Eventos (comercialização).

Veja também

Conselho Deliberativo da ACIC discute feiras e eventos promovidos e apoiados pela entidade24/03/15 Os membros do Conselho Deliberativo da ACIC estiveram reunidos, no fim do mês de março, para atualização sobre informações das Feiras e eventos promovidos e apoiados pela entidade. O gerente executivo Fábio Magro expôs o histórico e a atual situação da Expen, Mercoláctea e da Mercoagro.Magro informou que em 2016, haverá o......
Feira inovará matriz econômica24/06/15 A nova feira econômica de Chapecó – a Mercoflora 2016 – será lançada na segunda quinzena de julho deste ano pela Associação Comercial e Industrial de Chapecó (Acic). A comissão central......
Mercoflora 2017 diversificará matriz econômica do oeste24/02/17 Criar novas oportunidades dentro de quatro setores básicos – silvicultura, fruticultura, floricultura e olericultura – para diversificar a matriz econômica de Chapecó e região oeste. Esse é o objetivo da nova feira......

Voltar para Imprensa

Inscreva-se aqui